Restaurando arquivos fullbackup ou cpmove vindos de outros provedores.
1 – Verificar a existencia de contas semelhantes no servidor de destino:
1.1 – Analisar nome de usuário e domínio;
1.2 – Caso no servidor de destino (o que receberá a conta a ser restaurada) existir nome de usuário ou nome de domínio semelhante, o cliente deverá solicitar ao provedor de origem uma alteração no nome de usuário;
1.3 – Se o provedor alterar o nome de usuário da conta, prosseguir com a tentativa de restore;
1.4 – Se o provedor não alterar o nome de usuário da conta verificar se existe uma opção ao servidor de destino (tentar restaurar em outros servidores da rede)
————————————————————
2 – Verificar as regras de obtenção do fullbackup no provedor de origem:
2.1 – Alguns provedores limitam a geração de fullbackups em qualquer horario, e outros limitam a geração em horario comercial;
2.2 – Verificar se as condições do provedor de origem são compativeis com a disponibilidade do provedor de destino, ou seja, se o provedor de destino terá o pessoal disponivel para o procedimento;
2.3 – O cliente deve obter essas informações e repassar ao provedor de destino;
————————————————————-
3 – Gerar o fullbackup no provedor de origem:
3.1 – Verificar se a conta possui espaço em disco suficiente para abrigar o fullbackup;
3.2 – Se a conta possuir 500 MB de espaço consumido, ela precisará ter no minimo mais 500 MB de espaço livre para obrigar o arquivo de backup;
3.3 – Se a conta não possuir espaço disponivel o arquivo fullbackup poderá chegar corrompido ao servidor de destino;
3.4 – Preferir a geraçao de backup via FTP “Passive Mode” em casos aonde o espaço se mostrar insuficiente;
3.5 – Se o metodo for FTP “Passive Mode”, criar uma conta no servidor de destino para receber os arquivos de backup. Esta conta deve preferencialmente ser criada como uma conta de hospedagem e com o nome de usuario backup [ http://atendimento.sierti.com.br/index.php?/Knowledgebase/Article/View/26/0/como-solicitar-restauracao-de-backups-fullbackup-cpbackup-para-servidores-whmcpanel ] ou [ http://central.sierti.com.br/knowledgebase/25/Como-solicitar-restauracao-de-backups-fullbackup-cpbackup-para-Servidores-WHMorcpanel-.html ].
—————————————————————
4 – Verificar o arquivo de backup:
4.1 – Ao receber o arquivo fullbackup, verifique se o tamanho dele está compativel com a conta do servidor de origem;
4.2 – Copiar o arquivo de fullbcakup para o diretorio /backup;
4.3 – Verificar se o arquivo de backup irá subescrever uma conta existente. Caso já exista uma conta criada com o mesmmo nome de usuário (para casos aonde a conta foi criada no ato da venda e posteriormente solicitado o procedimento de backup – conta do mesmo ususario) tomar as providencias necessárias;
4.3.1 – Gerar, sempre, um fullbackup antes de qualquer restore, através do comando “/scripts/pkgacct $user” e move-lo para /backup através do comando “cp caminho /backup”;
4.3.2 – Excluir a conta existente para dar lugar ao fullbackup a ser restaurado via WHM;
4.4 – Copiar o arquivo fullbackup do /backup para o /home;
4.5 – Executar a resturação via “Main >> Backup >> Restore a Full Backup/cpmove file” ou via Terminal de Comandos.
————————————————————–
5 – Adequar a nova conta:
5.1 – Conferir se a conta restaurada consta no WHM (“Main >> Account Information >> List Accounts”);
5.2 – Verificar a coluna “Disk Used” para certificar que “Quota” está sendo contabilizada. Caso aparece o valor “Unlimited” pode ter havido uma falha na resturação ou no sistema “Quota” do linux;
5.2.1 – Caso o valor “Unlimited” apareça na coluna “Disk Used” informe ao sysadmin;
5.3 – Enquadrar a conta ao grupo do revendedor através da coluna “Reseller/Owner”;
5.4 – Enquadrar a conta ao plano de hospedagem correspondente através da coluna “Package”;
5.5 – Alterar a senha da conta e informar ao cliente.